O que é e para que serve o Google Tag Manager

O Google Tag Manager é a ferramenta do Google utilizada para a instalação e o gerenciamento de tags (ou códigos) no seu site. Ela é gratuita e ajuda a economizar seu tempo e o da sua equipe

Conteúdo

O que é o Google Tag Manager

O Google Tag Manager (ou GTM) é uma ferramenta do Google completamente gratuita, que serve para simplificar a instalação e o gerenciamento de tags e códigos no site.

Ou seja, a partir da instalação do GTM, é possível instalar o Pixel do Facebook Ads, Google Analytics, Google Optimize e centenas de outras ferramentas.

Para que serve o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager tem a função de simplificar o gerenciamento de tags dos sites.

Empresas que trabalham multiplataformas, sabem que é necessário a instalação e o gerenciamento de centenas de códigos e tags.

Antes do Google Tag Manager existir, era necessário a implementação (ou instalação) manual de cada uma delas no código fonte do site.

Agora, a partir da tela do Google Tag Manager, é possível fazer tudo isso de uma forma mais prática, sem comprometer o código do site.

Como funciona o Google Tag Manager

Para instalar uma tag usando o Google Tag Manager, você precisa de uma instalação correta e uma boa gestão das variáveis, acionadores e tags dentro da plataforma.

Criando o Google Tag Manager

Como instalar o Google Tag Manager

  1. O primeiro passo é criar a sua conta do Google Tag Manager através do link https://tagmanager.google.com/#/home 
  2. Na mesma tela de criação da conta, é possível também criar o contêiner.
  3. Ao criar a conta e o contêiner, o GTM te fornecerá dois códigos a serem instalados no seu site. Um o mais alto possível na <head> e o outro logo após a abertura do <body>. Se o seu site é em WordPress, veja como instalar aqui.
O código do Google Tag Manager para instalação

Componentes do Google Tag Manager

Os componentes do Google Tag Manager

Tags

São os códigos que de fato enviam dados para um sistema ou ferramenta. Sabe os códigos que você colocou no seu site para instalar o GTM? Aquilo são exemplos de tags. O Pixel do Facebook Ads também é uma tag.

Acionadores

Acionador é o “gatilho”, que quando disparado, faz com que a tag seja executada e então, ela cumpre seu propósito. Clicar em um botão ou assistir um vídeo pode ser um exemplo de acionador utilizado.

Variáveis

Variáveis são valores que se alteram dependendo do contexto. Por exemplo, a data pode ser uma variável, assim como o preço de um determinado produto.

Nem sempre é claro quais tags devem ser instaladas no nosso site, visto que precisamos ter uma meta clara de quais métricas precisamos acompanhar para que nosso objetivo seja alcançado.

Compartilhe:

Sua empresa precisa de ajuda para escalar as vendas?

Conheça nossos serviços que irão identificar os problemas que impedem a sua empresa de aumentar o faturamento através de vendas online.

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato