Entenda quais são os tipos de correspondência de palavras-chaves no Google Ads e como escolher para sua estratégia

Existem três tipos de correspondência de palavra-chave: ampla, frase e exata. Cada tipo tem uma função e uma peculiaridade, que devem ser entendidas completamente antes de fazer um bom plano de marketing para sua empresa.

Conteúdo

O que é correspondência de palavra-chave?

Palavras-chaves podem ser frases ou termos utilizados para corresponder às pesquisas dos usuários no Google.

O seu tipo de correspondência depende do nível de correspondência entre o termo digitado pelo usuário e a palavra-chave indicada na campanha do Google ads.

tabela mostrando os tipos de correspondências de palavras-chave

Quais são os tipos de correspondência de palavras-chave?

Correspondência Ampla

As palavras-chaves de correspondência ampla são totalmente abertas e sem restrições. Não necessariamente a pessoa precisa pesquisar exatamente sua palavra-chave, mas mesmo assim o anúncio irá aparecer.

Por conta disso, seu alcance é muito maior, o CPC costuma ser mais barato, mas a qualidade da correspondência entre palavra-chave e termo de pesquisa é baixa.

Além disso, palavras-chaves de correspondência ampla acabam consumindo mais investimento, sendo uma prática prejudicial misturar em uma mesma campanha. (Há exceções? Sim – mas cuidado!)

Esse tipo de palavra-chave não precisa de nenhuma notação/ modificador para ativar. Para inserir ela em um grupo de anúncios, basta digitar normalmente.

Exemplo:

Palavra-chave: calçado feminino

Termos de pesquisa:

  • tênis para mulher
  • onde comprar tênis
  • loja de tênis femininos
  • como amarrar um sapato feminino
  • qual calçado usar para correr
tabela sobre a correspondência de palavra-chave ampla

Correspondência Ampla-Modificada

Antes de mais nada, ressalto que a correspondência ampla-modificada foi descontinuada pelo Google Ads.

Seu modificador acontecia inserindo um sinal de + antes das palavras chaves, dessa forma:

Exemplo:

Palavra-chave: +calçado+feminino

Os termos de pesquisas tinham que conter tanto a palavra calçado, quanto a palavra feminino (ou variações próximas), mas não necessariamente nessa ordem.

O Google tornou a correspondência de frase mais abrangente, e dessa forma, fazendo com que a ampla modificada se tornasse desnecessária.

Correspondência de Frase

A palavra-chave de correspondência de frase é mais restrita e com um menor alcance, quando comparada à correspondência ampla.

Seus termos de pesquisa incluem necessariamente o significado da palavra-chave, ou seus termos, ou um significado implícito.

Para ativar esse tipo de correspondência, se faz necessário a utilização de aspas () antes e depois da palavra-chave.


Exemplo:

Palavra-chave: “calçados femininos”

Termos de pesquisa:

  • tênis femininos esportivos
  • comprar calçados femininos em promoção
  • quais calçados femininos usar em casamento
  • tênis para mulheres
tabela sobre a correspondência de palavra-chave de frase

Correspondência Exata

A palavra-chave de correspondência exata é a mais restrita e de menor alcance entre todas, dessa forma, tem-se um maior controle para quem será exibido o anúncio.

Seus termos devem ter o mesmo significado ou mesma intenção da palavra-chave.

Para ativar uma palavra-chave exata, deve-se inserir a palavra entre colchetes ( [ ) e ( ] ).

Exemplo:

Palavra-chave: [calçados femininos]

Termos de pesquisa:

  • calçados para mulheres
  • calçados para mulher
  • calçado de mulher
tabela sobre a correspondência de palavra-chave exata

Palavra-chave negativa

A palavra-chave negativa é utilizada para limitar os termos que irão disparar os anúncios. As correspondências explicadas acima são utilizadas aqui para negativar.

  • Palavra-chave negativa ampla: o anúncio não aparecerá para pesquisas que contenham todos os termos dessa palavra-chave
  • Palavra-chave negativa de frase: o anúncio não aparecerá para pesquisas que tenham as mesmas palavras, na mesma ordem.
  • Palavra-chave negativa exata: o anúncio não aparecerá para pesquisas idênticas a palavra-chave.

Exemplo: vamos supor que você possui uma loja de suplementos, mas não tem produtos para o público vegano.

Palavra chave: “whey”

Palavra-chave negativa: “vegano”

Termos de pesquisa disparados:

  • qual whey devo tomar
  • comprar whey
  • whey de banana
  • suplemento de proteína

Termos de pesquisa NÃO disparados:

  • whey vegano
  • qual é o melhor whey vegano
  • suplementos de proteína veganos

Qual correspondência de palavra-chave usar?

A escolha da correspondência de palavra-chave depende de dois elementos extremamente importantes:

  • O tamanho do seu investimento
  • O tamanho do seu mercado

Se você possui um baixo investimento, opte pelas correspondências exatas e de frase, visto que as amplas irão atrair grande parte de verba para termos de baixa qualidade.

Se você possui um alto investimento, faça um teste com as palavras amplas, porém atente-se de fazer uma otimização de negativação super constante – todos os dias se puder!

Se o seu mercado é muito nichado, com poucas palavras-chaves e com baixo volume de pesquisa, opte pela palavra-chave ampla ou de frase.

Caso seu mercado seja extremamente amplo, com centenas de palavras-chaves e alto volume de pesquisa, opte pelas correspondências mais restritas.

Lembrando que isso não é uma regra e cada caso é um caso. Faça um bom plano de palavras-chave com seu gestor de tráfego antes de iniciar.

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