O que é correspondência de palavra-chave?
Palavras-chaves podem ser frases ou termos utilizados para corresponder às pesquisas dos usuários no Google.
O seu tipo de correspondência depende do nível de correspondência entre o termo digitado pelo usuário e a palavra-chave indicada na campanha do Google ads.
Quais são os tipos de correspondência de palavras-chave?
Correspondência Ampla
As palavras-chaves de correspondência ampla são totalmente abertas e sem restrições. Não necessariamente a pessoa precisa pesquisar exatamente sua palavra-chave, mas mesmo assim o anúncio irá aparecer.
Por conta disso, seu alcance é muito maior, o CPC costuma ser mais barato, mas a qualidade da correspondência entre palavra-chave e termo de pesquisa é baixa.
Além disso, palavras-chaves de correspondência ampla acabam consumindo mais investimento, sendo uma prática prejudicial misturar em uma mesma campanha. (Há exceções? Sim – mas cuidado!)
Esse tipo de palavra-chave não precisa de nenhuma notação/ modificador para ativar. Para inserir ela em um grupo de anúncios, basta digitar normalmente.
Exemplo:
Palavra-chave: calçado feminino
Termos de pesquisa:
- tênis para mulher
- onde comprar tênis
- loja de tênis femininos
- como amarrar um sapato feminino
- qual calçado usar para correr
Correspondência Ampla-Modificada
Antes de mais nada, ressalto que a correspondência ampla-modificada foi descontinuada pelo Google Ads.
Seu modificador acontecia inserindo um sinal de + antes das palavras chaves, dessa forma:
Exemplo:
Palavra-chave: +calçado+feminino
Os termos de pesquisas tinham que conter tanto a palavra calçado, quanto a palavra feminino (ou variações próximas), mas não necessariamente nessa ordem.
O Google tornou a correspondência de frase mais abrangente, e dessa forma, fazendo com que a ampla modificada se tornasse desnecessária.
Correspondência de Frase
A palavra-chave de correspondência de frase é mais restrita e com um menor alcance, quando comparada à correspondência ampla.
Seus termos de pesquisa incluem necessariamente o significado da palavra-chave, ou seus termos, ou um significado implícito.
Para ativar esse tipo de correspondência, se faz necessário a utilização de aspas (“) antes e depois da palavra-chave.
Exemplo:
Palavra-chave: “calçados femininos”
Termos de pesquisa:
- tênis femininos esportivos
- comprar calçados femininos em promoção
- quais calçados femininos usar em casamento
- tênis para mulheres
Correspondência Exata
A palavra-chave de correspondência exata é a mais restrita e de menor alcance entre todas, dessa forma, tem-se um maior controle para quem será exibido o anúncio.
Seus termos devem ter o mesmo significado ou mesma intenção da palavra-chave.
Para ativar uma palavra-chave exata, deve-se inserir a palavra entre colchetes ( [ ) e ( ] ).
Exemplo:
Palavra-chave: [calçados femininos]
Termos de pesquisa:
- calçados para mulheres
- calçados para mulher
- calçado de mulher
Palavra-chave negativa
A palavra-chave negativa é utilizada para limitar os termos que irão disparar os anúncios. As correspondências explicadas acima são utilizadas aqui para negativar.
- Palavra-chave negativa ampla: o anúncio não aparecerá para pesquisas que contenham todos os termos dessa palavra-chave
- Palavra-chave negativa de frase: o anúncio não aparecerá para pesquisas que tenham as mesmas palavras, na mesma ordem.
- Palavra-chave negativa exata: o anúncio não aparecerá para pesquisas idênticas a palavra-chave.
Exemplo: vamos supor que você possui uma loja de suplementos, mas não tem produtos para o público vegano.
Palavra chave: “whey”
Palavra-chave negativa: “vegano”
Termos de pesquisa disparados:
- qual whey devo tomar
- comprar whey
- whey de banana
- suplemento de proteína
Termos de pesquisa NÃO disparados:
- whey vegano
- qual é o melhor whey vegano
- suplementos de proteína veganos
Qual correspondência de palavra-chave usar?
A escolha da correspondência de palavra-chave depende de dois elementos extremamente importantes:
- O tamanho do seu investimento
- O tamanho do seu mercado
Se você possui um baixo investimento, opte pelas correspondências exatas e de frase, visto que as amplas irão atrair grande parte de verba para termos de baixa qualidade.
Se você possui um alto investimento, faça um teste com as palavras amplas, porém atente-se de fazer uma otimização de negativação super constante – todos os dias se puder!
Se o seu mercado é muito nichado, com poucas palavras-chaves e com baixo volume de pesquisa, opte pela palavra-chave ampla ou de frase.
Caso seu mercado seja extremamente amplo, com centenas de palavras-chaves e alto volume de pesquisa, opte pelas correspondências mais restritas.
Lembrando que isso não é uma regra e cada caso é um caso. Faça um bom plano de palavras-chave com seu gestor de tráfego antes de iniciar.