Como fazer tráfego pago para delivery

Utilizar o tráfego pago em seu delivery é uma das formas mais baratas de escalar o seu negócio, atingir novos clientes todos os dias e aumentar o seu faturamento mês a mês. Veja como aplicar uma estratégia simples e eficaz nesse artigo.

Conteúdo

Como funciona o tráfego pago para Delivery?

A função do tráfego pago é criar um fluxo de pessoas através de anúncios patrocinados. Esse fluxo pode ser direcionado para páginas na internet, conteúdos no instagram, WhatsApp e até mesmo para seu cardápio digital.

O tráfego pago para delivery é uma das frentes do tráfego pago para negócios locais que mais crescem nos últimos tempos, visto que os comerciantes estão entendendo o poder que o Facebook Ads e o Google Ads têm de atrair novos clientes todos os dias e aumentar seu faturamento.

O que torna o tráfego pago para delivery uma ferramenta única, é que ele possui alguns elementos específicos diferentemente do e-commerce e de outras áreas do tráfego pago, como por exemplo: anúncios pornfood e tráfego geolocalizado.

Como fazer tráfego pago para delivery? [ESTRATÉGIAS]

O primeiro passo é criar sua conta no gerenciador de negócios do Facebook Ads e realizar todas as configurações básicas de segurança, como autenticação dois fatores, adicionar um novo administrador e realizar o vínculo das páginas.

O segredo do tráfego geolocalizado é fazer a conquista de território (Créditos para Isaac Marcolino). Ou seja, você começará sua campanha anunciando apenas para 1km ao redor do seu estabelecimento e expandindo isso conforme o alcance da sua entrega e da frequência dos anúncios para as pessoas.

Dessa forma, conforme os anúncios forem se repetindo demasiadamente para as pessoas, você vai expandindo esse público (Observar a métrica de Frequência).

Deliverys normalmente seguem três linhas de vendas: whatsapp com motoboy próprio, cardápio digital (Ex: Goomer) com motoboy próprio ou Ifood com Motoboy Próprio (ou não).

Tráfego pago para WhatsApp

Essa é de longe uma das melhores estratégias para Deliverys, e sem dúvidas, a mais lucrativa, já que o WhatsApp não consome uma margem do seu lucro, como o Ifood ou cardápios digitais. Para criar a sua campanha, siga esses passos:

  1. Cadastre seu WhatsApp Business na página do facebook do seu delivery.
  2. Na conta de anúncios, crie uma campanha de mensagem.
  3. Ative a opção “Otimização do orçamento da campanha”
  4. Coloque o “Orçamento vitalício”
  5. Logo abaixo, clique em “Mostrar mais opções”, clique em “Editar” e selecione “Veicular anúncios de acordo com uma programação”.
Configuração do orçamento no Facebook Ads
  1. Na configuração do conjunto de anúncios, selecione “Aplicativo de Mensagens” e logo abaixo “WhatsApp” (lembre-se de selecionar o número correto).
  2. Em “Orçamento e Programação”, coloque a data que a campanha irá iniciar e terminar.
  3. Logo abaixo, em “Programação de anúncios”, selecione o horário de atendimento do seu delivery.
Exemplo de configuração para veiculação da campanha das 17h até as 22h no Facebook Ads
Exemplo de configuração para veiculação da campanha das 17h até as 22h no Facebook Ads
  1. Em “Localizações”, clique em editar, e digite o endereço da sua empresa.
  2. Defina o raio como 1km ao redor do seu estabelecimento, conforme definido na estratégia acima.
Exemplo de geolocalização com raio 1km em uma rua de São Paulo
  1. Na criação do anúncio, preocupe-se bastante com a fotografia e o design a ser utilizado. No tópico a seguir, explicaremos sobre como fazer um bom criativo para delivery.

Como fazer um anúncio para delivery? [CRIATIVOS]

Você já deve ter ouvido falar no termo “Food Porn”. Não tem nada a ver com ***grafia. E sim com fotos suculentas de alimentos, que dão água na boca. Quando não se pode sentir o cheiro da comida, ela é vendida pelos olhos.

Você não precisa de um Iphone 12 ou uma super Canon para fotografar seus alimentos. Você pode fazer uma boa foto com um celular de entrada.

O segredo está na iluminação. Se puder, utilize um Softbox ou um Ringlight, ou até mesmo a luz natural próxima a uma janela. Explore ângulos que valorizam seu alimento, de preferência o recheio.

Exemplificação de Food Porn

Como fazer tráfego pago para Ifood

Tráfego pago para Ifood é uma questão um pouco complexa, principalmente pela margem que você paga ao aplicativo, além de claro, o investimento deixado no Facebook Ads. Ou seja, fica ainda mais difícil obter lucros.

Outra desvantagem do tráfego pago para ifood, é que quando o usuário clica no anúncio, ele não é levado para o aplicativo do Ifood, e sim para uma aba do navegador, dificultando sua experiência de usuário.

A vantagem, claro, é que se o Ifood for seu único meio de vendas, você estará divulgando o seu delivery para muitas pessoas, o que também traz resultado.

Para fazer uma campanha de tráfego pago para o ifood, siga os passos descritos acima, porém, faça essas mudanças:

  1. No objetivo de campanha, selecione “tráfego”.
  2. No link do anúncio, coloque direto para sua loja do ifood.

Quanto devo investir em tráfego pago para delivery?

O valor do investimento é relativo. Você precisa investir no mínimo R$ 6,00 por dia no Facebook, por conjunto de anúncios.

A recomendação, por experiência em tráfego para delivery, é que você invista no mínimo R$ 20,00 para que tenha resultados mais rápidos e relevantes em seu negócio.

Gestor de tráfego pago para Delivery

Um gestor de tráfego pago para delivery já tem experiência na área e sabe como fazer essas campanhas pelo caminho certo e mais rápido.

Já trabalhei com diversas empresas de delivery (Padarias, hamburguerias, comida japonesa e outros), sabendo o caminho das pedras para colocar qualquer empresa na internet e fazer ela faturar cada vez mais. Caso queira entender sobre mais estratégias para seu negócio, entre em contato.

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